NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO - Contrato de Gêneros Alimentícios
NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO
A Câmara Municipal de Igarapava vem a público prestar esclarecimentos a respeito de vídeo publicado nas redes sociais pela Sra. Ana Carolina Bonomi Colmanetti, proprietária da empresa Ana Carolina Bonomi Colmanetti – CNPJ nº 36.890.868/0001-51, contratada para o fornecimento de gêneros alimentícios, contendo alegações falsas sobre suposto atraso e falta de pagamento por parte deste Poder Legislativo.
Regularidade do Processo de Contratação
A contratação foi realizada de forma legal, transparente e devidamente fundamentada, com base na Dispensa de Licitação nº 01/2025, nos termos do art. 75, inciso II, da Lei Federal nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos).
O processo administrativo nº 01/2025 encontra-se integralmente disponível para consulta pública no seguinte link: https://sapl.igarapava.sp.leg.br/docadm/577.
O processo foi instruído com todos os documentos exigidos, em especial:
- Termo de Referência, definindo objeto, especificações de execução, quantidades e valores estimado.
- Proposta comercial apresentada pela Sra. Ana Carolina Bonomi Colmanetti, datada e assinada em fevereiro de 2025, contendo os valores unitários e totais dos itens ofertados, além da indicação expressa da conta bancária para recebimento dos pagamentos.
- Contrato Administrativo nº 01/2025, assinado entre as partes, com cláusulas de entrega parcelada e prazo de pagamento de até 20 (vinte) dias úteis com a emissão de Nota Fiscal.
Pagamentos Comprovados e Quitação Integral
A Câmara Municipal efetuou todos os pagamentos à empresa contratada referente as Notas Fiscais emitidas e na conta bancária informada pela própria proponente em sua proposta comercial.
Conforme contrato assinado por ambas as partes, o prazo para pagamento é de até 20 (vinte) dias úteis após a emissão de Nota Fiscal.
Todos os pagamentos ocorreram dentro dos prazos legais e muito antes do prazo máximo previsto em contrato.
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Nota Fiscal |
Data de Emissão |
Data de Pagamento |
Valor (R$) |
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08/02/2025 |
3.499,00 |
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05/03/2025 |
1.013,07 |
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01/04/2025 |
1.467,74 |
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07/05/2025 |
1.446,84 |
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13/06/2025 |
1.313,02 |
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03/07/2025 |
1.649,87 |
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08/08/2025 |
1.817,40 |
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02/09/2025 |
2.130,46 |
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TOTAL |
14.327,40 |
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Os comprovantes de pagamento bancário estão disponíveis para consulta e foram emitidos pelo Banco do Brasil, confirmando a quitação de todas as notas fiscais.
Fiscalização Contratual e Ocorrência Grave
Durante a execução contratual, o setor responsável pela fiscalização — conforme previsto na Lei nº 14.133/2021 — registrou ocorrências formais de descumprimento parcial de entregas e divergências em notas fiscais.
O episódio mais grave, entretanto, ocorreu quando a proprietária da empresa contratada agrediu física e verbalmente dois servidores da Câmara Municipal, no exercício de suas funções, conforme relatado e registrado pelos servidores públicos.
O fato foi imediatamente comunicado às autoridades policiais, tendo sido lavrado boletim de ocorrência e incluído no processo administrativo para apuração dos fatos e adoção das providências cabíveis.
Diante do descumprimento contratual e dos fatos mais graves relatados, o contrato encontra-se suspenso até a finalização do respectivo processo administrativo.
Compromisso com o Desenvolvimento Local
A Câmara Municipal de Igarapava valoriza o comércio local e tem como diretriz institucional priorizar a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte do município, em conformidade com a Lei Complementar nº 123/2006.
A grande maioria das contratações realizadas pela Câmara ocorre com empresas igarapavenses, contribuindo diretamente para o fomento da economia local, a geração de emprego e renda e o fortalecimento do setor produtivo municipal.
Essa prática reafirma o compromisso do Poder Legislativo com a função social das compras públicas e com a circulação de recursos no próprio município, gerando benefícios coletivos e desenvolvimento sustentável.
Transparência, Legalidade e Responsabilidade
A Câmara Municipal reitera que não possui qualquer débito pendente de Nota Fiscal emitida com a empresa contratada e que todos os pagamentos foram realizados de forma antecipada ao prazo máximo previsto em contrato.
Reafirma-se o compromisso desta Casa Legislativa com a transparência e respeito ao dinheiro público, princípios que norteiam todas as suas ações e contratações.
A divulgação de informações falsas ou ofensivas atenta contra o direito da população à informação correta e contra a imagem institucional do Poder Legislativo, razão pela qual medidas legais já estão sendo adotadas.
Em relação ao contrato, foi instaurado o processo administrativo para apuração de irregularidades, respeitando o contraditório e a ampla defesa.
Todos os documentos — incluindo contrato, proposta, notas fiscais e comprovantes — estão disponíveis para consulta pública, bem como, toda e qualquer informação poderá ser obtida nos Canais Oficiais da Câmara Municipal de Igarapava (Site Oficial: https://www.igarapava.sp.leg.br/ , Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL: https://sapl.igarapava.sp.leg.br/ e Portal da Transparência: http://138.117.189.242:8079/transparencia/).
Câmara Municipal de Igarapava, 17 de outubro de 2025.
CÂMARA MUNICIPAL DE IGARAPAVA






